Mini-entrevista Jaikumar Kannan

 The Society MI 8 Jaikumar

 

1. Qual é o seu nome, de onde você é, e há quanto tempo é membro da ST?

Meu nome é Jaikumar Kannan e sou membro desde 1985 da sede da ST em Adyar.

2. Você está ativo na sua Loja/Seção e, em caso afirmativo, o que você faz?

Não, eu não tenho sido muito ativo no trabalho de Seção da Loja, já que até recentemente eu buscava uma carreira corporativa. No entanto, pretendo fazê-lo no futuro. Eu devo mencionar aqui que eu trabalho na ST em Adyar, como o gerente-geral da propriedade.

3. Como você informou-se pela primeira vez sobre Teosofia ou entrou em contato com a Sociedade?

Sou residente na ST em Adyar desde dezembro de 1964. Sou de uma família teosófica ­- meu avô, S.G. Venkataramanan, foi membro e ocupou várias funções em Adyar por mais de três décadas até 1980; meu pai, Dr. A Kannan, também tem sido membro e engajado no trabalho Teosófico (Conferencista Nacional, Presidente do Grupo de Estudo de Teosofia e Ciência) por mais de cinco décadas. Além disso, vários outros membros da minha família estão intimamente envolvidos com os procedimentos de várias Lojas da ST na Federação Teosófica de Chennai. Crescer no meio dos teosofistas moldou automaticamente minha visão de mundo nesta direção específica.

4. O que a Teosofia significa para você?

Para mim, a Teosofia é um processo e um caminho para perceber e experimentar a Verdade. Este processo opera em vários níveis. Em um nível, a Teosofia parece ser uma luz-guia que ilumina o Caminho e é auxiliada/guiada pela essência destilada de nossa Antiga Sabedoria, conforme enunciada por nossos Mestres. Em outro nível, a Teosofia parece ser um veículo de autoinvestigação e introspecção. Em outro nível, os conceitos teosóficos também refletem sobre si mesmo através dos quais alguém pode constantemente buscar e obter medidas corretivas em nosso mundo cotidiano. No entanto, esse processo requer uma mente incondicionada e receptiva - mais uma vez, um processo longo e iterativo em si.

5. Qual é o seu livro favorito e por quê?

Eu não li muitos livros sobre Teosofia. No entanto, entre os poucos que tenho, gosto do As Cartas dos Mahatmas para A. P. Sinnett (Compiladas por A. T. Barker). Este livro é uma compilação de Cartas dos Mestres em resposta a perguntas levantadas pelo Sr. A. P. Sinnett de tempos em tempos, durante a década de 1880. O que é notável sobre este livro é que, embora seja uma coleção de respostas na forma de Cartas, que não foram nem sequencialmente ordenadas nem apresentadas estruturalmente em assuntos particulares, elas contêm profundos insights sobre assuntos como “a melhoria da condição do homem” e “o esforço do homem para evoluir espiritualmente”. Assim como alguém estuda o Gita ou a Bíblia várias vezes, o livro As Cartas dos Mahatmas deveria ser lido e relido para que se obtenha insights sempre renovados.

6. Qual, na sua opinião, é o maior desafio que a ST está enfrentando no momento?

Avaliar os prós e contras da tecnologia disponível parece ser um desafio. Por exemplo, enquanto as modernas plataformas e ferramentas de mídia social têm vantagens óbvias de velocidade, economia e amplo alcance, nas mãos dos inescrupulosos, a mensagem da ST também pode ser distorcida com consequências indesejáveis ​​para grandes setores de nossa comunidade.

7. Existe alguma coisa que você desejaria para o futuro do movimento teosófico?

Se o movimento teosófico se tornasse mais difundido, trazendo, para o seu círculo, mais pessoas que escolhessem viver vidas verdadeiramente teosóficas, o mundo seria um lugar melhor - um lugar onde a paz, a alegria e a harmonia prevaleceriam.

Do editor:

As opiniões e ideias expressas nas minientrevistas são exclusivamente daqueles que estão sendo entrevistados. Elas não representam necessariamente as ideias e opiniões dos compiladores do Theosophy Forward. As respostas dos entrevistados não têm seus conteúdos editados. Alguns colaboradores dão respostas curtas às perguntas, enquanto outros abordam o assunto de forma mais elaborada.

Link to English version:

http://www.theosophyforward.com/articles/the-society/2295-mini-interviews-jaikumar-kannan