Jan Nicolaas Kind – Brasil
Renovando a sede da Sociedade Teosófica
Os elefantes
É com muito prazer que quero partilhar convosco que foi criada uma nova página de internet dedicada especificamente à renovação dos edifícios históricos da sede da Sociedade Teosófica de Adyar e que tem o nome de “Os Elefantes”.
Porquê “Os Elefantes?”
Sendo um símbolo de força, o elefante inspira-nos a ser fortes e pacientes ao mesmo tempo. Baseia-se no pensamento consciente e na paciência para ir de encontro às suas necessidades.
O elefante é admirado pelo seu tamanho, longevidade, faculdades mentais, espírito cooperativo e lealdade.
Qual é a filosofia da página?
Como movimento de âmbito mundial, desde sempre a Sociedade Teosófica foi pioneira na adoção dos novos desenvolvimentos que vão surgindo na sociedade e no mundo em geral, e como carrega uma grande responsabilidade para com o nosso planeta, seria desejável que voltasse a desempenhar novamente um papel de vanguarda.
É possível e desafiador mostrar aos membros dos quatro cantos do mundo, às gentes da Índia e a outros cidadãos do mundo como se podem renovar e manter aqueles edifícios monumentais e impressionantes na propriedade de Adyar de modo sustentável, reconhecendo as nossas obrigações para com Gaia e as gerações futuras.
Aceitando a responsabilidade, é um objetivo tornar toda a propriedade de Adyar neutra em energia, purificar as águas residuais e reutilizá-las, assim demonstrando como os humanos podem viver numa comunhão sagrada com a natureza, compreendendo que só existe uma Vida Una.
Recolha de fundos
A propriedade de Adyar, com a sua relevância histórica por uma série de razões, é para os teosofistas que pertencem às várias tradições por todo o mundo, verdadeiramente um lugar abençoado, mas o seu estado geral deixa muito a desejar. De modo a descrever a situação atual, temos de ter presente que quando chove - e no período de monção chove copiosamente em Tamil Nadu - não é possível realizar qualquer trabalho de reparação dentro do Edifício-Sede.
Quando há precipitação no exterior, a chuva também causa aborrecimentos também no interior. Lamentavelmente é um facto consumado que muitos edifícios historicamente importantes estão num estado deplorável.
O presidente internacional, Tim Boyd, referiu que este processo de longa decadência tem que ser interrompido, e transformado firmemente num processo de revitalização, inovação e acima de tudo renovação, e todas as diligências relevantes devem ser totalmente transparentes. Por essa razão foi desenhado um plano com a duração de 20 anos.
Na propriedade existem mais de 116 edifícios, a maior parte deles em mau estado. Edifícios importantes como o edifício-sede, o Blavatsky Bungalow e os Leadbeater Chambers não são exceção e precisam urgentemente de uma vasta reconstrução.
Os arquivos de Adyar estão presentemente guardados numa parte do edifício sede em circunstâncias que podem ser descritas como completamente inadequadas, embora esta palavra possa ser um eufemismo. Os arquivos precisam de um espaço acondicionado, hermeticamente fechado e completamente climatizado, e de modo a otimizar as condições, arquivistas profissionais e outros especialistas têm meticulosamente investigado possibilidades, olhando sob todos os ângulos e apresentando planos detalhados, para que muito em breve o processo crítico de melhoramento possa se iniciar.
É muito óbvio agora por onde e como se iniciar a renovação, com incidência em quatro locais: o Blavatsky Bungalow, o edifício sede, a Raja House e os Leadbeater Chambers.
Mas antes que o início da renovação possa começar, as consequências financeiras têm de ser examinadas e calculadas, e há que estar consciente de que muitos fundos são necessários. Para os diferentes locais recorrer-se-á a diferentes financiamentos, pois no entretanto a decadência terá ao menos que ser travada.
O LINK para a nova página onde está informação detalhadas sobre esta iniciativa única e a recolha de fundos está disponível AQUI
Link to English version:
http://www.theosophyforward.com/articles/the-society/1647-editorial-2