Dara Eklund – USA
Mais perto do Objetivo
É na verdade natural que os teosofistas estejam em introspeção numa altura em que parecem existir tantos elementos divisionistas ainda em ação na sociedade. Sustentando o ideal que a “fraternidade é um Facto na Natureza”, parece que a humanidade como um todo ainda não percebeu este Facto. Enquanto declamam lealdade à “Unidade na Diversidade”, os elementos diversos não foram ainda integrados numa perspetiva equilibrada, e muito menos numa unidade. Observamos com os antigos preceitos taoistas que “O Grande Caminho é muito simples, mas as pessoas adoram os atalhos”. Também a filosofia chinesa mostrou-nos que, para ter harmonia no mundo, primeiro devemos ter harmonia no indivíduo, na família e na nação. Portanto a harmonia começa connosco, nos nossos corações e vidas diárias, ao dominar as tendências negativas que nos têm separado do nosso Ser Verdadeiro.
Como Alice Cary escreveu no seu poema “Nobreza”
“O verdadeiro valor está em Ser, não em parecer – em fazer cada dia que passa, algum bem – não em sonhar grandes coisas para ir fazendo aos poucos e poucos…Não existe nada tão majestoso como a bondade, e nada tão majestoso como a verdade”. Influenciamos o conjunto da humanidade com esses simples começos.
A minha opinião sobre a unidade das várias tradições teosóficas é que já temos em funcionamento um grupo de sociedades e ramos cooperantes, na organização das Conferências Internacionais de Teosofia. Além deste grupo estão a se forjar muitos esforços dentro do movimento teosófico. Aqui na Califórnia vários ramos convidam conferencistas de outras tradições. Eles dão as boas vindas a pessoas que não são teosofistas mas que estejam em harmonia com o nosso ideal de Fraternidade Universal. Na nossa vida pessoal e profissional os nossos esforços e a aplicação prática da Theosophia promovem a unidade da Vida Una em todos os seres.
Link to English version:
http://www.theosophyforward.com/index.php/theosophy/822-our-unity-series.html