A Nossa Unidade

Gene Jennings – EUA

Reflexões sobre como fomentar maior unidade teosófica

O nosso ensinamento assim como a nossa estirpe é UMA, a eterna religião-sabedoria. A raíz fundamental da nossa “Hierarquia e Holonarquia” - o Ser Maravilhoso - é a “Árvore” a partir do qual todos os grandes, verdadeiramente divinos e espirituais Sábios se ramificaram, inclusivamente H.P.B e os seus Mestres. Estes Sábios, independentemente da época ou ciclo são direta ou indiretamente guiados por este “Ser” e pelas Grandes Almas da sua estirpe. “É ele quem possui a autoridade espiritual sobre todos os Adeptos iniciados do mundo inteiro…Foi sob a direção imediata e silenciosa deste Maha Guru que os outros Mestres e instrutores da humanidade menos divinos se constituíram desde o primeiro despertar da consciência humana, nos guias da humanidade primitiva…” E prosseguem atuando assim, até aos dias de hoje!



A Teosofia, conforme foi exposta por H.P.B. e os seus Mestres representa a única verdadeira expressão deste sistema divino apresentado num modo coerente e integrado nos tempos modernos. Isto deve ser compeendido e aceite como fundamento imperecível da nossa presentemente quebrada UNIDADE.

Compreendendo isto, nós reconhecemos Uma Unidade Essencial e a verdade da Teosofia, permeando e se expressando de forma diversa no mundo de acordo com a época, cultura, geografia, desenvolvimento espiritual e ciclo.

Para atingir a Unidade Teosófica e fomentar o entendimento e tolerância mútuas, assim como o trabalho cooperativo pela humanidade, ao mesmo tempo que se respeitam as tradições de cada um, talvez possamos tentar encorajar todos os “estudantes líderes” representantes das diferentes organizações e outros estudantes, em reservar algum tempo todos os anos, para partilhar, solucionar problemas e comunicar, utilizando os Princípios e ensinamentos da Teosofia de H.P.B., falando das diferentes maneiras de melhor servir o mundo usando os ensinamentos.

 


Retiro e diálogo

Os “estudantes” devem ser capazes de se reunirem e dialogarem, juntando os diversos elementos e enfoques das diferentes tradições, mostrando as ligações diretas da sua tradição aos princípios, ensinamentos e referências teosóficas originais. Se a verdade espiritual, iluminação e despertar que nós desejamos promover no mundo é genuína, os  ensinamentos relacionados com a Sabedoria espiritual e a prática moral, não se devem desviar dos ensinamentos originais moral, ética, filosófica e espiritualmente ou de qualquer forma contraditória, de modo a serem considerados representativos da “Verdadeira Teosofia” no Mundo e para o Mundo.

O caminho Esotérico Intemporal e os seus métodos de desenvolvimento não diferem nas Verdadeiras Escolas Esotéricas. Os ensinamentos espirituais pertencentes ao ser interior devem ser únicos em essência, e não baseados no ser pessoal, cerimónias, ritos, rituais, transes ou outros processos psíquicos inferiores atribuídos a um presumível desenvolvimento espiritual! Assim é a Teosofia pura e uma das razões para a sua presença.

Com o diálogo e intercâmbio genuínos, deixando “a personalidade de fora”, trabalhando como centros impessoais de força teosófica, nós devemos ser capazes de apreciar o desempenho dos princípios do nosso ser face às diferentes aplicações e enfoques dos ensinamentos, que cada tradição expressa. Talvez juntando estas tradições diversas debaixo da Luz da Teosofia Pura, nós possamos construir entendimento e respeito mútuos, abertura de espírito, estima, um diálogo saudável e honesto e um intercâmbio genuíno entre todas as perspetivas tradicionais.
Talvez isto nos faça crescer e nos reforce, pois na Unidade – Unidade na Diversidade - existe Força e com força espiritual nós podemos ajudar e mudar o Mundo de muitas maneiras, para o bem comum e para o despertar de Buddhi-Manas.

Link to English version:

http://www.theosophyforward.com/theosophy/our-unity.html

em