Muitas vezes, as descobertas científicas refletem as expetativas dos cientistas e do público. Por vezes, ficam lá perto. Noutras vezes, os resultados da investigação simplesmente surpreendem toda a gente.
O caso em apreço é a investigação recente do professor Peter R. Giancola do Departamento de Psicologia da Faculdade das Artes e Ciências da Universidade do Kentucky. Ele e o seu antigo aluno de pós-graduação Aaron Duke encontraram uma inesperada relação entre as crenças espirituais, violência e consumo de álcool.
“De forma muito simplista – em muitos casos quanto mais religiosa uma pessoa é, mais agressiva ela se tornará depois de beber álcool “, disse Giancola.
O investigador definiu pessoa religiosa como alguém que “encontra sentido no sagrado”, independentemente da doutrina que segue.
Salientando que as suas descobertas são preliminares e requerem mais estudo, Giancola disse que estava originalmente tentando criar um perfil de fatores de risco que preveja violência relacionada com o álcool.
Este estudo preliminar incluía 520 indivíduos com idades entre os 21 e 35 anos das regiões de Lexington e do Kentucky Central. Depois de determinar o nível individual de crença espiritual, os indivíduos receberam uma bebida com ou sem álcool.
Como seria de esperar, os resultados do estudo indicaram que a violência decrescia quanto mais espirituais fossem as pessoas que recebiam bebidas não-alcoólicas. Contudo, e de forma inesperada, a violência na realidade aumentava quanto mais espirituais fossem as pessoas que receberam a bebida alcoólica.
Estas descobertas contraintuitivas necessitam claramente de replicação. Giancola disse contudo, que indicavam que o álcool “liberta a besta dentro de nós” em pessoas altamente espiritualizadas, embora as razões para isso permaneçam desconhecidas.
Para mais artigos interessantes cliquem neste link:
http://www.sciencedaily.com/news/mind_brain/spirituality/
Link to English version:
http://www.theosophyforward.com/the-spiritual-person-alcohol-releases-the-beast-within